Ter um site rápido não é uma questão que deve ser ignorada, pois impacta diretamente na experiência do usuário, no ranqueamento do Google e até mesmo nas conversões de leads. Um site lento pode afastar os visitantes, inclusive aqueles que possivelmente poderiam contratar os seus serviços — e você não quer que isso aconteça, certo?

Sendo assim, nós iremos te ajudar com algumas dicas para ter um site WordPress rápido.
-
Escolha uma boa hospedagem
A hospedagem pode influenciar — e muito — na velocidade do seu site. Por isso, sempre escolha uma hospedagem confiável e, se possível, especializada em WordPress, que ofereça armazenamento com SSD (Solid State Drive ou Unidade de Estado Sólido) e suporte a versões atualizadas do PHP.
-
Utilize um tema leve e otimizado
Ao escolher um tema pesado e cheio de funcionalidades desnecessárias, o desempenho do seu site pode ser prejudicado. Prefira sempre temas leves, bem codificados e compatíveis com boas práticas de desenvolvimento.
Dica: recomendamos os temas Astra e Hello Elementor.
-
Otimize as imagens
As imagens podem ser um dos maiores fatores para o mau desempenho do seu site. Para conferir isso, recomendamos uma análise através do Google PageSpeed. Se ele acusar problemas no desempenho por causa das imagens, ajuste o tamanho delas conforme a necessidade e aplique compressão sem perder qualidade.
Dica: recomendamos o uso de plugins como Smush, WebP Express ou Converter for Media.
-
Habilite o cache
Você sabe o que é cache? O cache refere-se a uma memória temporária usada para armazenar dados frequentemente acessados, permitindo que o próximo acesso seja mais rápido. O trabalho do cache no seu site é reduzir o tempo de carregamento, armazenando versões estáticas das páginas.
Dica: recomendamos o uso dos plugins WP Rocket ou LiteSpeed Cache.
-
Limite o uso de plugins
Eu sei que os plugins podem trazer diversas funcionalidades interessantes, mas vá com calma. Muitos plugins instalados podem sobrecarregar o seu site, além de gerar a possibilidade de conflitos de código entre eles. Sendo assim, mantenha apenas os plugins essenciais e remova os desnecessários.
-
Atualize seu WordPress
Por último — e mais importante — mantenha seu WordPress, temas e plugins atualizados, pois os desenvolvedores estão sempre trabalhando para otimizar e trazer novas funcionalidades. Além disso, essa manutenção é crucial para manter o seu site seguro.
Bônus
Sendo assim, sempre verifique, nas ferramentas de análise de site, a velocidade do seu site e como o usuário se comporta durante a navegação.
Dica: recomendamos o uso do Microsoft Clarity e Google Page Speed.