Blog

08 set 2021

Você sabe o que é Machine Learning, e como ele pode te ajudar?

Machine Learning ou Aprendizado de Máquina é uma tecnologia de aprendizagem contínua, que usa algoritmos para coletar dados, e a partir desses dados as máquinas conseguem perceber um padrão, aprendendo de acordo com a quantidade de dados analisados, ou seja, quanto mais dados e erros, melhor ela fica.


Leia mais

Um exemplo disso é um programa de jogo de xadrez, que foi desenvolvido com machine learning, não recebeu nenhuma instrução ou estratégia de jogo, apenas as regras do jogo, sendo assim, o computador jogou contra ele mesmo diversas vezes, e a cada perda ele ia aprendendo com os erros e adquirindo conhecimento sobre o jogo.

Esse tipo de Inteligência Artificial pode ajudar as organizações e até mesmo o setor financeiro. Com o crescimento de uma empresa, ela pode evitar erros, riscos e até mesmo fraudes. No caso da empresa que faz lavagem de dinheiro, ela consegue ter essa percepção analisando os pagamentos, caso haja um volume fora do normal de micro pagamentos.

Com essa aprendizagem contínua vem junto a automação das organizações, dos setores em relação a trabalhos que são muito repetitivos, tendo assim uma maior produtividade, otimização do trabalho, reduzindo custos e erros. Ela possui uma capacidade para tomada de decisão inteligente na negociação algorítmica, colhendo dados e detectando padrões, determinando se os preços de ações devem subir ou descer, e de acordo com o que foi determinado, definir se deve comprar, vender ou manter as ações.

Em casos de pesquisas em sites de compra por exemplo, os algorítmicos conseguem estudar a partir das pesquisas feitas por uma pessoa, seus preferencias, e com isso faz uma combinação e direciona o cliente ao que é importante para ele.

Hoje esse tipo de inteligência artificial, o Machine Learning pode agregar positivamente para as organizações, trazendo mais confiabilidade para as tomadas de decisões com os dados coletados, evitando que alguma informação passe despercebida, otimizando os processos, consequentemente aumentando significativamente a produtividade.

Maria Clara