Blog

22 dez 2021

Você sabe o que é e como aplicar Matriz RACI?

A Matriz RACI ou Matriz de Responsabilidade ade é uma ótima ferramenta de gestão, ela ajuda na designação de responsabilidades, tarefas da equipe no desenvolvimento de um projeto, ou até mesmo no dia a dia. Cada Letra representa uma palavra que faz total sentido para o uso da matriz:


Leia mais

R Responsabilidade (quem vai fazer a tarefa?)
A Autoridade (Responde pela atividade)
C Consultado (Antes de uma tomada de decisão, você o consulta)
I Informado ( Pessoa que precisa saber as decisões que foram tomadas e seus resultados)

Para por em prática é preciso montar uma tabela com as tarefas que serão feitas e as pessoas envolvidas no projeto, para cada pessoa e atividade você irá atribuir uma letra da palavra RACI, isso irá ajudar a entender  a função de cada colaborador. Toda atividade deverá ter uma autoridade e um responsável. Dessa forma há um maior controle do que está sendo feito, com uma melhor divisão de tarefas, evitando colaborador ocioso ou com trabalho a mais.
Pela forma como ela é montada, ela se torna muito adaptável para diversas situações onde há uma necessidade de divisão de papeis/tarefas.
Ela pode se tornar uma forte aliada ao um gestor de projetos, pois além de ajudar na divisão de tarefas de acordo com as competências, evitar possíveis erros, atritos entre a equipe, também ajudam no tempo, pois à partir do momento em que as tarefas são bem definidas e distribuídas, há um melhor rendimento da equipe. Outra  grande vantagem é a formalização de responsabilidade dentro do projeto, facilitando o entendimento da  função de cada colaborador com mais eficácia.

Sendo assim, um planejamento das funções, de antes de começar um projeto pode ser o que faltava para a fluidez e sucesso de um serviço.

Maria Clara