Blog

17 nov 2021

Você sabe o que é Business Intelligence (BI)?

O Business Intelligence é uma ferramenta extremamente importante, pois todas as informações de dados fornecidas pela máquina são transformadas em indicadores confiáveis, e consequentemente, tomada de decisões seguras na linha de produção, no estoque disponível, manutenções, dando uma visão em tempo real de como estão funcionando os processos.


Leia mais

Sua principal função é receber dados, e transformar esses dados captados em informações relevantes que possam ser usados em tomada de decisões, já o IoT aumenta a interação com os consumidores, absorvendo informações sobre seus maiores interesses, com mais detalhes, ou seja, traz mais dados para o BI, tornando essas informações mais precisas. Por exemplo, se uma empresa usa ambas tecnologias, ela terá melhor facilidade em desenvolver um produto com uma maior aceitação, pois ela irá produzir de acordo com o que o cliente aponta como necessidade, pois o IoT promove essas interações. Isso fará com que uma indústria saiba em qual produto ela deve investir mais de acordo com essas informações, consequentemente isso facilitará nas vendas, pois ela terá informações sobre seus clientes e suas necessidades.

Outra utilidade do BI é que suas ferramentas  estão diretamente ligadas na Inteligência, pois, como  a BI auxilia com tecnologia para a coleta de dados e informações, compondo esse processo a Inteligência Competitiva (IC) coleta esses dados e análises de informações, pois será usado na tomada de decisões baseado no conhecimento adquirido, tendo mais precisão, consequentemente, ajudando a gestão da informação na filtragem de dados adquiridos, e com isso aumentando seu rendimento. Por exemplo, uma empresa que faz marketing, precisa de um relatório consistente, a tecnologia BI faz isso, e a IC usa essas informações para entender melhor o seu público algo e aumentando o interesse na marca. Um exemplo dessa parceria de sucesso entre as ferramentas do BI e a IC, é o Real Madrid, que criou uma plataforma com tecnologia BI, assim ele sabia as preferências dos torcedores, e com a IC ele usou essas informações de forma lucrativa, pois aumentou o envolvimento dos torcedores ao redor do mundo. Sendo assim, a tecnologia BI nos ajuda a ter um melhor rendimento, quando usada corretamente.

Maria Clara