Blog

24 fev 2021

Vamos falar de estratégia? 

De uns tempos para cá, temos visto algumas marcas se reinventarem, com campanhas criativas, rebranding e o resultado é visível. Uma delas é O Boticário, e é sobre ela que vamos falar.


Leia mais

Mas antes, a “garota propaganda”: Manu Gavassi. Desde o último BBB em 2020, a Manu mostrou que não tá aqui pra brincadeira. Antes de seu isolamento na casa do Big Brother naquela edição que virou a chave do programa e bateu recordes de audiência, a cantora preparou 130 vídeos para serem usados em suas redes sociais enquanto estava confinada. Ela entendeu que o conteúdo podia ser mais do que fotos e posts pedindo votos, e preparou uma verdadeira campanha. Manu entrou no BBB com 4,4 milhões de seguidores no Instagram e saiu com 13,9M. E a moda pegou! Esse ano, muitos participantes aderiram essa estratégia.

Então já sabemos que onde Manu Gavassi põe a mão, dá ouro. E O Boticário também sabe, não é à toa que a atriz lançou sua linha #IntenseByManuGavassi, e sua nova campanha “Manu Gavassi procura estagiário para ajudar na campanha de Intense” é o que vamos falar hoje. O concurso durou 7 dias e consistia em: a marca vai escolher uma pessoa pra ser estagiário da Manu por 1 mês, com um salário-prêmio de 30 mil reais. Pra participar? Bastava publicar um vídeo de até 60 segundos nas suas redes com o tema “Exponha suas cores” usando, pelo menos, 1 item de make IntenseByManuGavassi (o produto deve aparecer no vídeo) e as hashtags #QueroEsseEstagio e #ExponhaSuasCores e marque @Oboticario na legenda.

Parece coisa boba né? Mas o desafio rendeu muito conteúdo nas últimas semanas. Conteúdo de qualidade, por que o pessoal tá se esforçando e o melhor: de graça! No TikTok, as hasgtags já tem mais de 6,5 M de views e os vídeos dos participantes chegam até 2M de cliques. Até torcida chegou a ter nos comentários sobre quem deveria ganhar.

Com certeza o investimento da marca na parceria com a Manu foi grande, mas o retorno é certo! Além da quantidade de engajamento que esses vídeos geram para a linha na internet, há também o lucro com a venda dos produtos que devem ser usados nos vídeos e o marketing direcionado para um público que não era tão atingido pela marca nacional, os jovens! No final, o que podemos tirar de aprendizado é o poder das redes sociais e como um direcionamento de marketing certeiro pode viralizar. E aí, o que acharam dessa campanha?

Rafaella Cardoso