Blog

07 abr 2021

Será que Chefe e Líder são a mesma coisa?

Há uma tendência em confundirem Chefe com Líder e vice versa.

Chefe é um cargo ocupado na empresa, no qual antigamente, acreditava-se que um chefe era o líder, por ser um cargo de liderança. Mas vem sendo visto que uma pessoa que ocupa o cargo de chefe com posição de liderança, nem sempre é um Líder.

Leia mais

Há atitudes que diferenciam chefe de líderes. O chefe usa da sua hierarquia para mostrar poder em relação aos seus subordinados, é autoritário e rígido, centralizando o poder para ele, consequentemente, essas atitudes levam a grande rotatividade de colaboradores, o que é negativo para a empresa, pois há um custo alto e perda de capital humano. O Líder está justamente na direção contrária a essas atitudes pois coloca a equipe junto a ele, ouve, estimula, incentiva, motiva a participação de todos, e não necessariamente ocupa algum cargo de liderança, mas com exemplo ele
influencia os que estão a sua volta, que algumas vezes, inconscientemente o vê como líder e recorre a ele quando há algum problema.

Claro que existem chefes líderes, que já entendem que para ter um retorno positivo da equipe não precisa mostrar poder, mas sim dar exemplo, fazer junto e incentivar.

Nem todo chefe é líder e o líder não necessariamente é um chefe, mas para ser um bom chefe, precisa ser um líder.

Maria Clara