Blog

27 jan 2021

Resultado não se consegue só com teoria: tá na hora de colocar em prática !

Já estamos fechando o primeiro mês do ano de 2021, com o início do ano sempre vem junto diversas novas promessas de melhorias, novas metas e objetivos. Seja na vida pessoal ou no trabalho, de forma organizada numa planilha ou apenas uma anotação mental, quase que inconsciente, sempre traçamos novos desejos com a entrada de um novo ano.


Leia mais

A pergunta que quero fazer é: E aí o que você começou a fazer para realizar esses objetivos? Como a querida Andréia Fernandes, muito bem disse na ultima live do LINKA, os próximos 10 anos em que projetamos estar de um jeito ou de outro, começa hoje.

Tenho visto e feito, diversas formas de fazer e medir as conquistas diárias que corroboram para atingir um objetivo maior. Há quem se desafie a realizar 1% da meta todo dia, aqui no setor de marketing da Creartcode, a equipe toda está com sua OKR individual definida, além da OKR do setor e toda sexta estamos alinhando o que foi feito e o que foi deixado de fazer (afinal somos responsáveis por aquilo que fazemos e mais ainda pelo que deixamos de fazer) e estamos enquadrando dentro da escala que o Google usa para mensurar.

Como temos a tendência de deixar pra depois, é da natureza humana procrastinar, criar rotinas e rituais para se forçar a enfrentar pequenas tarefas para atingir uma meta, pelo menos pra mim, é fundamental. Acredito que quando não se tem um prazo, não se tem um compromisso estabelecido. É fácil fazer isso com uma equipe ou até mesmo se auto gerir? Não, não tem nenhum atalho que nos ajude, mas é necessário.

Em diferentes momentos tivemos nas capacitações internas o aprendizado de que não importa se a meta é pequena ou gigante, para atingi-la sempre tem que passar pelo processo de planejamento. Como o grande Guga Brito nos fala nas aulas de design thinking, tá na veia do brasileiro resolver problemas, mas nem sempre ele chega na raiz do mesmo, pois temos a mania de pular etapas do processo e partir direto pra etapa final sem saber que é durante o processo que está o verdadeiro aprendizado.

Bora parar de ficar enxugando gelo e estruturar a melhor forma de conquistar o que idealizamos para esse ano?

Rafaela Mello
Turismóloga de formação, curiosa por marketing. Apaixonada por viagens e animais.