Blog

23 set 2020

Quem é você?

Essa é uma pergunta que, para muitos, é um tanto complexa. Mas antes de entrarmos nessa questão, precisamos ter em mente uma coisa: você é responsável por si mesmo. Isso significa que o seu crescimento e desenvolvimento das suas habilidades, são responsabilidades suas. Sem dúvida, para isso, é preciso conhecimento técnico e aprimoramento de capacidades, mas a questão vai muito mais além. Por isso, o primeiro passo para alcançar o sucesso profissional e se tornar um excelente líder, é conhecer a si mesmo.

Leia mais

Quando falamos em inteligência emocional, o autoconhecimento aparece como um dos braços. Ou seja, evoluir para capturar, analisar e gerenciar as emoções, identificando os pontos fracos e fortes. Para conhecer a si mesmo, há muitas técnicas e ferramentas, mas trata-se, na essência, de um processo semelhante ao quando se quer saber mais sobre outra pessoa. Tenha interesse, faça perguntas e escute as respostas com atenção.

Em um artigo escrito por Erika Anderson, é constatado que as pessoas com uma auto avaliação mais precisa, começaram o processo dentro da própria mente. O resultado disso são pessoas que estão abertas a ouvir e seguir a opinião dos outros. Novamente, é falar consigo mesmo sobre você e questionar se a “autoconversa” é verdadeira e válida.

A partir disso, mais do que válido uma reflexão:

Quais são minhas habilidades?
O que realmente me faz feliz?
Quais são os meus medos e limitações?
Quais são os valores importantes para mim?
Onde quero estar no futuro?

Com certeza, nem todas as respostas virão com facilidade e muitas delas precisarão ser realinhadas, mas é importante dar esse start, mesmo que ainda não tenha certeza.

Preparado para essa busca do autoconhecimento?

Julia Cunha
Atendimento SAP na CREARTCODE

Deixar Um Comentário