Blog

25 nov 2020

Que mundo VUCA o que? Agora é BANI!

Certamente você já ouviu falar no mundo VUCA (Volatile, Uncertain, Complex, Ambíguous que em português fica VICA, volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo). Esse conceito foi criado no final dos anos 80, mais especificamente utilizado nas escolas de guerra americanas. A ideia era explicar o “mundo novo” que se descontinuava com o final da Guerra Fria e queda do muro de Berlim. Quando esse conceito surgiu, para você ter uma ideia, nós usávamos máquinas de escrever, não existia cartão de crédito e nem telefones celulares. Portanto falar hoje em VUCA OU MUVUCA, é antigo e defasado. (A bastante tempo né?!) Simplesmente não faz mais sentido.

Leia mais

Agora já estamos falando em mundo BANI, em inglês, Brittle (Frágil), Anxious (Ansioso), Nonlinear (Não linear) e Incomprehensible (Incompreensível). Os impactos e características foram acelerados pela pandemia da COVID-19, trazendo uma espécie de caos ao sistema. “Mais do que definir o mundo, BANI é uma lógica que determina como sua postura pessoal deve ser daqui por diante. Além disso, há um grande sentido para que companhias incorporem essa filosofia e a internalizem desde o planejamento estratégico até seu estilo de Liderança.

Bem vindo ao mundo caótico, onde as condições não são simplesmente instáveis, elas são caóticas. Tentar controlá-las, interpretá-las ou mesmo evitá-las não é mais possível. O grande diferencial competitivo de um profissional ou empresa, agora, é saber reagir a tudo o que acontece. Alguns ficarão congelados esperando um benchmarking surgir. Outros, já sairão se mexendo, sendo o próprio benchmarking.” (Alberto Roitman é Chief Chaotic Officer na Escola do Caos e Podcaster no Caos Corporativo.)

Alberto Roitman, faz uma analogia com a brincadeira da dança das cadeiras, onde as pessoas corriam ao redor de cadeiras e quando a música parava sentavam-se rapidamente. Quem não tinha cadeira, saia da brincadeira. Esse é o cenário. Perdeu o emprego? Quebrou a empresa? Esperar a promessa de ser promovido pelo chefe? Tudo isso faz parte do mundo VUCA, ou seja não faz mais parte do que estamos vivendo agora.
 
Quão pronto você está para o mundo BANI? E a sua  empresa?

Marcos Caldas Brito
Co-fundador e Sócio da agência CREARTCODE.