Blog

08 ago 2018

Possíveis ameaças ao seu negócio!

Exemplos históricos mostram o que algumas inovações e avanços, se tornaram ameaças para algumas corporações.

Antes mesmo do avanço tecnológico desenfreado, as empresas sempre tiveram que se atentar por mudanças ou “revoluções industriais”, como cita o livro Gestão do amanhã, que fazem um produto ou serviço considerados líderes de mercado, se tornarem inúteis. Como exemplo dessas empresas, nós temos a Kodak, Blockbuster, Sony, entre outras tantas. A Blockbuster ainda teve a oportunidade de comprar a iniciante NETFLIX quando ainda só entregava filmes nas residências, porém, seus diretores não acreditavam que a startup representasse uma ameaça para o negócio.

Leia mais
A soberba dos diretores da Blockbuster, assim como da Kodak e Sony, por serem líderes de mercado com seus produtos, fizeram com que as empresas acabassem ou no caso da Sony, perdesse mercado vertiginosamente. A arrogância e a soberba é um dos maiores adversários de quem lidera um mercado ou nem precisamos ir tão longe, basta que considerem seus produtos e serviços os melhores do mundo. A queda é praticamente certa!

Precisamos estar prontos para estas mudanças e independente do tamanho da empresa, estamos todos sujeitos. Quando um concorrente oferece o mesmo que você a um preço mais baixo, e as vezes muito mais baixo, pode ser a tal “prostituição do mercado” mas também pode ser que ele tenha uma vantagem competitiva que faça a margem dele ser melhor do que a sua.

Temos que ter muito cuidado com a soberba de achar que oferecemos melhor e com um preço mais justo do que o outro. Justiça é algo tão relativo quanto o bom senso. Cada um tem o seu. Mas isso é tema para outra conversa!

Marcos Caldas Brito
Sou fundador e sócio da CREARTCODE, uma agencia que há 10 anos trabalha com foco na felicidade dos seus colaboradores.