Blog

06 jan 2021

Por que o React está crescendo?

Certamente se você é de TI, conhece ou já ouviu falar em React… Ele vem crescendo bastante nos últimos tempos, além de ser uma biblioteca que atualmente é a mais procurada na área de desenvolvimento front-end. O React é uma biblioteca javascript consideravelmente “recente” que foi desenvolvida por funcionários do Facebook para os desenvolvedores criarem aplicações web modernas de forma mais rápida e eficiente, sem muito tempo de desenvolvimento ou estudo.

Ela é considerada muito simples e leve, então qualquer desenvolvedor que já tenha uma noção de Javascript consegue desenvolver algo somente vendo alguns tutoriais no youtube. Sem contar que atualmente o Javascript é a linguagem que mais tem evoluído.

Leia mais

Mas ser “mais fácil” não é a única vantagem do React, então veja algumas:

  1. Uma biblioteca gratuita
  2. Código aberto
  3. Aprendizagem rápida
  4. Possibilidade de criar e reutilizar componentes
  5. Ferramentas que auxiliam no debug direto pelo brownser
  6. Poder escrever HTML e CSS dentro de um arquivo javascript

Muitas das grandes empresas utilizam o React, como por exemplo: Netlix, Airbnb, Twitter, Instagram e Asana. Além disso, vem crescendo muito a quantidade de desenvolvedores com interesse em trabalhar com essa biblioteca. Uma pesquisa recente feita pelo Stack Overflow (uma comunidade online para programadores) apontou o React como a primeira biblioteca mais utilizada e amada pelos desenvolvedores, e isso é muito importante, porque quanto maior for a comunidade, mais fácil e rápido será para encontrar soluções de problemas futuros que os programadores possam encontrar ao desenvolver uma aplicação.

O melhor de tudo, é que também é possível criar aplicativos móveis para Android e IOS com o framework React Native, que utiliza apenas Javascript e tem a mesma estrutura do React, ou seja, oferece os mesmos componentes que o react tem. Fácil, né?

Então como você pode ver, o React vem sendo uma biblioteca muito importante para o desenvolvimento do front-end.

Fernanda Loureiro
Carioca, 23 anos, Desenvolvera Web na Creartcode e formada em Sistemas de informação. Passa a maior parte do tempo lendo e leva a vida sem medo de ser feliz.