Blog

03 mar 2021

O que você sabe sobre o Banco Central?

O banco central é extremamente importante para manter estável os preços e o poder de compra da moeda, fazendo com que o sistema financeiro seja seguro e eficiente, administrando o dinheiro do país. Ou seja, ele é um órgão que regula a economia. Mas, não é apenas isso, ele possui muitas funções além.


Leia mais

A emissão de dinheiro é uma função conjunta, onde o Banco Central tem um contrato com a Casa da Moeda para o suprimento de células e moedas, executando uma política monetária controlando a criação do crédito e da moeda, mantendo um equilíbrio.

Outro ponto interessante é que os Bancos só podem possuir conta com ele, ou seja, caso um banco precise de um crédito, ele faz esse fornecimento, podendo até ajudar a instituição bancária caso haja um problema de liquidez.

Ele representa o país internacionalmente, como um “banqueiro do governo”, além de administrar reserva de moeda internacional, regula todo o movimento orçamentário público, executa leilões públicos federais, em nome do tesouro nacional.

Ele disponibiliza no site as taxas de câmbio, onde a pessoa pode fazer a conversão da moeda, as cotações e boletins de diferentes moedas (por período), cotação do dólar americano para compra e venda (consultando por data), cotação de todas as moedas diariamente. Possui informações sobre as taxas de juros sobre várias operações, como por exemplo cheque especial, quais serviços os bancos são obrigados a oferecer, por exemplo serviços gratuitos.

O Banco Central possui múltiplas obrigações, isso é apenas um resumo de alguns pontos principais para lhe deixar atualizado sobre a nossa moeda. Eai, gostou das informações sobre o principal banco do Brasil?

Maria Clara