Blog

15 ago 2018

O que precisa para ter um site?

É engraçado a diferença de quem está imerso, trabalhando com tecnologia para quem só utiliza como usuário. Colocando à parte os “tecmaniácos”, quem adora uma novidade tecnológica, a grande parte das pessoas só sabem e só querem saber até o ponto que precisam de tal mecanismo.

Trazendo para o setor que a Creartcode atua, nós identificamos muitas dúvidas que se repetem quase que unanimemente entre nossos clientes. Tendo em vista que quando meramente usuários da internet, não precisam entender de tantos detalhes que estão por trás de um site, rede social, aplicativo e por aí vai….

Assim, vamos aproveitar esse espaço e tentar tirar qualquer dúvida que ainda exista sobre o que precisa para ter um site.

Para existir um site em seu pleno funcionamento como aquele seu blog favorito, loja queridinha, e, claro, seu CONCORRENTE, são necessárias 3 coisas: o domínio, o site propriamente dito e este site precisa estar hospedado em um servidor. Acompanha aqui que vamos te explicar por partes o que é cada item:
 
Leia mais

Domínio:

Antes de mais nada, é preciso ter um domínio. O domínio é o endereço do site, sabe aquele www.nomedasuaempresa.com.br? Esse é o domínio! Só é preciso fazer um parênteses para dizer que não necessariamente tem que ter esse www, o .com e o .br.

Sem querer estender sobre o domínio, ele é o endereço que vai leva o usuário até o seu site. Para você ter um domínio, precisa fazer seu registro, bem como sua renovação de tempos em tempos. Esse registro não é a propriedade do domínio, mas apenas sua posse. Não entendeu? Isso quer dizer que você “aluga” aquele domínio, mas ele não é seu. Ou seja, se você deixar de pagar seu aluguel, fazer a renovação do domínio, você perde o direito sob ele e qualquer outra pessoa pode registrá-lo. Esse é um assunto para outro post, pois são detalhes que muita gente subestima mas que pode dar muita dor de cabeça para sua empresa.

Vale dizer que no Brasil, existe um órgão regulamentador de domínio, Registro.br, que é responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br.

Site:

O site é um conjunto de informações disponíveis na Internet, e podem ter diversos propósitos. E para os negócios, o site é o lugar na Internet para ser a vitrine da SUA empresa. Ele pode compor um empreendimento completo ou parcial, prestando serviços, vendendo produtos ou simplesmente passando informações em relação ao negócio “não virtual”.

O site pode ser constituído por uma ou mais páginas de hipertexto, que podem conter textos, gráficos e informações em multimídia. Para a explicação do contexto deste post, vamos nos limitar dizendo que o site é o conjunto de arquivos e códigos programados em cima uma plataforma.

Quer saber sobre como podemos te ajudar a desenvolver o seu site? Descubra aqui

Hospedagem:

Como vimos, o site é composto por um conjunto de arquivos e de uma forma bem simples, a hospedagem é um espaço no servidor que armazena todos os arquivos que compõem um site para deixá-lo acessível na internet, assim qualquer usuário consegue ter acesso à ele.

Um servidor é um computador que possui a função de armazenar diversos arquivos e deixá-los disponíveis para que outros computadores consigam acessar.

O tamanho da hospedagem vai depender da necessidade de cada site. Conheça um pouco mais sobre o serviço de hospedagem de site aqui

Em resumo, fazendo uma analogia: o domínio vai ser o endereço da sua casa, o site é a sua casa e a hospedagem é o terreno onde sua casa está localizada.

E aí, gostou desse post?

Rafaela Mello
Turismóloga de formação, curiosa por marketing. Apaixonada por viagens e animais.