Blog

04 nov 2020

O que esperar do design gráfico em 2021?

Com 2020 chegando ao seu fim, começamos a perceber algumas tendências surgindo no mundo do design. O que será que podemos esperar para o próximo ano, já que esse foi marcado pelo monocromático, obsessão tipográfica e desenhos geométricos?


Leia mais

O ano que estamos vivendo foi marcado por grandes mudanças em escala global. Isso fez com que, de forma geral, as marcas não assumissem muitos riscos em termos de design, precisando usar suas ferramentas em outros esforços de marketing. Acredito que isso justifique algumas tendências que tenho visto por aí, como paletas de cores suaves, fontes serifadas e comunicação de dados de forma simples e clara. Eles representam calma, compreensão e positividade, sensações necessárias no mundo caótico que nos encontramos. Sinto que não há mais espaço, pelo menos não por agora, para cores e fontes muito ousadas ou campanhas de marketing muito agressivas.

Outras tendências que podemos esperar que tomem força em 2021, são os ícones e ilustrações em posts de redes sociais, site, design gráficos, e etc. Além de serem uma forma simples de comunicar uma mensagem, podem ser muito mais criativos do que uma simples foto, né? Os posts em carrossel estão dominando cada vez mais nossos feeds, e isso tem dois motivos muito justos: eles são uma forma visual de comunicar mensagens mais longas e o algoritmo do Instagram e do LinkedIn parece promover mais esse tipo de postagem.

E o que esperar sobre a influência do trabalho remoto no design gráfico em 2021? Pois, sinto dizer, mas o vírus não vai deixar a gente em paz quando o calendário virar não… Gravar um novo conteúdo de vídeo se tornou uma tarefa difícil em meio de uma pandemia, e vídeos que usam texto na tela para comunicar mensagens, são uma forma de contornar isso! Com esse tipo de conteúdo, as marcas não precisarão de toda uma equipe de produção e poderão criar vídeos simples com textos de maneira mais rápida e segura.

Estou na torcida para que 2021 seja um ano cheio de inovações e criatividade para o design!

Bruna Amim
24 anos e formada em Publicidade e Propaganda. Ama música, filmes, séries e aglomerações.

Deixar Um Comentário