Blog

09 dez 2020

O que é UX design?

Com certeza você já ouviu falar de UX design em algum lugar, não é à toa o termo estar tão famoso com o uso crescente de redes sociais e sites. Mas você sabe o que realmente significa?

O termo significa design de Experiência do Usuário e apesar de conquistar a fama a pouco tempo, foi criado em 1993 pelo cientista da computação Donald Norman. A ideia era suprir a necessidade de estratégias para a jornada feira pelo usuário. Ou seja, todo o processo do cliente com a marca, o que ele sente desde o primeiro contato até depois do uso e quais resultados são alcançados.

Imagine que ao comprar um computador, você não consiga levá-lo para casa pois a caixa é muito grande e pesada. Depois de finalmente conseguir, tem receio de como montar e acha tudo muito complicado. Esse é o exemplo usado pelo Don Norman, criador do termo, de uma experiência de usuário ruim, pois gerou frustração e desconforto ao cliente após adquirir o produto, mostrando que a interação do usuário com a marca ia além da compra.

Leia mais

Qual a importância do UX design?

A UX precisa ser uma prioridade em qualquer serviço. Pois com as estratégias de UX é possível aprimorar processos para que sempre atendam o cliente da melhor forma, por exemplo durante a navegação de um site de compras, pensando em pontos que geram insatisfação e executando melhorias. Assim o usuário irá se sentir tão bem enquanto navega, que a marca pode fidelizar mais clientes e aumentar as vendas.

O foco no usuário é um diferencial para a conquista de confiança, e entregar um produto ou serviço pensando em uma boa experiência poderá trazer inúmeras vantagens mais para frente.

Vantagens do UX design

Além de clientes mais felizes e satisfeitos, as estratégias de experiência do usuário são essencialmente para trazer soluções e assim obter resultados como:

-Menos gastos
Mesmo que pareça o contrário, o investimento em planejamento acabará diminuindo os gastos em tempo e possíveis retrabalhos.

-Mais visitantes
Com uma interface bonita, que entrega a solução e é rápida e fácil de usar, é natural que o número de visitantes aumente com o tempo, pois conquistará mais relevância entre os usuários, sendo útil e agradável.

-Mais vendas e fidelização de clientes

Facilitar as decisões e oferecer com assertividade soluções para o usuário durante a sua experiência, sem dúvida faz com que ele se lembre da marca que o atendeu tão bem. Isso gera indicações e retornos com maior frequência, além de lucros e uma boa reputação para buscadores.

Mais valor agregado ao produto/serviço
No final do processo, o sentimento que foi passado faz com que a sua marca seja diferente da outra com o mesmo produto ou serviço e mesmo com um preço mais alto o valor sentimental ainda será mais importante na decisão.

Por onde começar

Para aplicar a UX é necessário fazer algumas perguntas e então montar uma estratégia.

– Quem está envolvido no processo?
– Qual é o objetivo a se alcançar?
– Por onde é feita a interação?
– Como é feita esta interação?
– Como esta interação pode beneficiar ou prejudicar?

Para cada problema existirá uma estratégia diferente, então procure ferramentas para identificar a mais adequada. Algumas ações que podem ser realizadas são: fazer pesquisas sobre o perfil do usuário, obter métricas para avaliar o desenvolvimento da estratégia, elaborar entrevistas e entender as necessidades de cada um e montar protótipos da solução.

Caso prefira, invista em capacitação ou em profissionais especializados, assim você terá cada vez mais sucesso e não perderá de vista o principal: entregar uma experiência incrível.

Eliza Paoliello
Estudante de Sistemas de Informação, amante de chás e coisinhas naturebas.

Deixar Um Comentário