Blog

19 ago 2020

O que é Open Source?

Você sabia que pode estar usando ou já ter usado um programa de código aberto? O famoso “Open Source” é um conceito que aparece bastante na internet mas nem sempre as pessoas entendem seu significado, muito menos sua importância, por que se assustam com tantos conceitos aparentemente difíceis por aí.

O código aberto é um modelo de desenvolvimento que se baseia principalmente na colaboração e otimização das tecnologias. Quando o código de um programa está disponível para qualquer pessoa, quer dizer que todos podem tentar entendê-lo e até melhorá-lo, consertando possíveis erros ou fazendo adaptações para novos usos, mas esses usos são definidos por seu desenvolvedor. Alguns exemplos famosos são, o navegador Firefox, o sistema operacional Linux e a plataforma WordPress.


Leia mais

Programas nesse modelo trazem várias vantagens como: maior poder de personalização, muitas fontes de suporte (graças as comunidades de desenvolvedores envolvidos), transparência, pois programadores veem exatamente o que ele pode ou não fazer, e a não discriminação de pessoas, grupos e áreas de atuação, já que a ideia é que todos possam ter acesso.

Para que tudo funcione, existe um órgão chamado “Open Source Initiative” (Iniciativa de Código Aberto), fundada em 1998, padronizando a parte legal e gerenciando diferentes licenças para disponibilização desses códigos no mundo todo.

Pois é, é comum surgirem dúvidas quando o assunto é tecnologia, mas aprender alguns conceitos pode fazer muita diferença, principalmente para quem está entrando agora nesse mundo. Então vamos mudar a ideia que muita gente tem de “isso não é para mim” e passar a usar a filosofia Open Source, colaborando com conhecimento e ajudando todos a crescerem.

Eliza Paoliello

Deixar Um Comentário