Blog

10 fev 2021

O futuro é hoje – análises de tendências de mercado

Não é mais novidade que a pandemia acelerou muitas mudanças sociais e mercadológicas que estavam previstas para acontecer daqui a alguns anos. A mudança repentina em nossas vidas nos fez ver o que é realmente necessário para nós e nossos negócios e o que chegou para transformar a realidade de uma vez por todas.

Leia mais

O marketing digital nunca esteve tão em alta, nem a procura por ajuda psicológica, por produtos eletrônicos que facilitem o serviço doméstico, pelo serviço de internet banking. Todos esses são exemplos de mudanças ocorridas nesse período. Ações mais comuns para a  geração Z, que estão se alastrando por todas as idades para facilitar a vida de quem precisa se adequar ao meio digital ou viver mais um isolamento.

A Wunderman Thompson, uma agência de marketing norte americana que atua globalmente, realiza um relatório anual, o the Future 100, sobre as tendências no comportamento do consumidor e do mercado de diversos setores. Em 2020, com esse cenário, houve uma reformulação da análise das tendências que sai sempre em Janeiro, mas devido ao contexto mundial notou-se que as previsões aconteceram mais rápido que pensavam. Foi possível enxergar como as pessoas estão agindo diferente, estando mais exigentes, humanas e em contato constante com a tecnologia. Tudo isso afeta a maneira que os negócios constroem suas estratégias e sua comunicação, precisando mais ainda se reinventar. Então, podemos pensar nas 25 tendências que devemos olhar a partir de agora (ou ontem).

Nós selecionamos algumas tendências pertinentes da Comunicação para você pensar para o seu negócio, independente do setor de atuação.

. Novas comunidades digitais. Com o isolamento, muitas pessoas se uniram por meio das redes sociais para amenizar a falta de contato e foi possível conhecer gente de vários lugares. Além disso, as pessoas estão formando tribos, se identificando com quem coloca seu trabalho nas redes sociais e que levantam uma causa comum.

.Os novos super-criativos. Ser criativo é necessário mais do que nunca. Com o uso do TikTok, Reels, aumento das Lives e da produção de conteúdo, é preciso se destacar e usar todas essas ferramentas ao seu favor com um toque de imaginação.

. Ações não-convencionais das marcas. As marcas estão querendo mostrar mais que se importam com o que está acontecendo no mundo. A responsabilidade social está sendo muito debatida e muitas ações de marketing estão voltadas pra isso.

. A nova linguagem da publicidade. O ser humano está mudado, não está podendo ter o mesmo contato físico, a liberdade de ir e vir sem receios, o maior tempo é gasto na frente das telinhas e no home office. Então, as marcas precisam incorporar esse novo comportamento para retratar a realidade dos consumidores em suas campanhas. A linguagem tem que ser voltada pro meio digital para que chegue em mais pessoas. Quem não tem uma comunicação forte nas redes ficará pra trás.

Para ver todo o conteúdo, é só entrar em https://www.clubedecriacao.com.br/ultimas/the-future-100-2-0-20/ ou baixar o arquivo completo em https://intelligence.wundermanthompson.com/trend-reports/the-future-100-2-0-20

Nessa lista é possível ver como o mundo está mudando rápido e a preocupação com a qualidade dos serviços está cada vez maior. As pessoas estão se importando com segurança, transparência, sustentabilidade, saúde mental e física. E todos esses pontos devem ser levados em consideração daqui pra frente.

Então, o que achou dessas tendências? Como isso pode ser aplicado no seu negócio?

Deixamos aí alguns questionamentos e uma provocação para sempre estarmos inovando juntos.

Maria Eduarda Amaral