Blog

19 maio 2021

MongoDB: Criando uma database

O Mongodb é um dos mais famosos bancos de dados orientados a documento, isso significa que ele é composto por registros que não possuem uma definição formal de sua estrutura, não existem esses conceitos de colunas, chaves estrangeiras e outras formalidades que os bancos de dados relacionais têm.

Agora eu vou citar alguns detalhes mais técnicos como por exemplo: “Como criar uma tabela no MongoDB” e “ Como inserir um conteúdo nelas”.

Leia mais

Como criar uma database no MongoDB

Bom para começar devemos criar nossa database; local onde armazenamos nossas collections. Para criar a database no MongoDB basta digitar “use nome do banco”. Abaixo vou dar um exemplo como se quisesse criar um banco de dados com o nome “alunos”:
Use alunos
Se o mongo retornar essa mensagem “switched to db alunos” é porque obtivemos sucesso ao criar nosso banco de dados

Como criar uma Collection no MongoDB

Collection é o local onde vamos armazenar as informações que inserimos, para que você entenda melhor, elas são equivalentes as tabelas do banco de dados relacional.

Para criar a collection é muito simples, basta inserir o comando “db. “ para acessar o banco de dados e digitar “ createCollection” e entre parênteses com aspas duplas, inserir um nome que deseja para sua Collection como demonstrado abaixo:

db.createCollection (“nome da collection”)

Se após inserir esse comando e pressionar Enter aparecer essa mensagem “{ “ok” : 1 }”, é porque sua collection já foi criada e já podemos começar a inserir dados dentro dela.

Como inserir dados na collection

O MongoDB armazena registros de dados como documentos BSON. O BSON é uma representação binária de documentos JSON, embora contenha mais tipos de dados do que JSON.

Bom, agora vai ser o momento de muita paciência e foco, pode parecer bem simples inserir os dados nas collections porém um erro simples como um “:” pode implicar na sua falha.

Para inserir os dados, basta digitar “db.nome da collection.insert”. No caso se eu quisesse criar uma collection chamada “alunos”, eu teria que inserir “db.alunos.insert”.

Para finalizar vou criar uma Database chamada “escola”, uma Collection chamada “alunos” e inserir um registro nela reforçando tudo que foi dito anteriormente.

use escola
switched to db escolar
db.createCollection (“alunos”)
{ “ok” : 1 }
db.alunos.insert({
… “nome”:”Jhonatan”,
… “matricula”: “201001324577”,
… “curso” : “Análise e Desenvolvimento de Sistemas”,
… “turno”: “Noite”});
WriteResult({ “nInserted” : 1 })

Jhonatan Marques
Carioca, 21 anos, Estagiário de TI na Creartcode e graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Apaixonado pelo Flamengo, jogos e de aprender novas tecnologias.