Mãos ao alto!

Eu adoro quando dou de cara com influencers e suas frases de efeito. Melhor ainda quando tenho a oportunidade de dialogar com eles e argumentar sobre os chavões que andam vendendo. É um daqueles prazerezinhos sabe?

Outro dia, em evento de educação corporativa, ouvi um conhecido personagem do mundo do T&D repetir o mantra dele:

A inteligência artificial não vai roubar seu emprego.
Quem vai roubar seu emprego é um profissional que usa inteligência artificial.

À primeira vista parece uma frase interessante. Mas um olhar mais cuidadoso irá perceber que não passa de um clichezão sem muita reflexão ou pensamento crítico por trás.

Sabe por quê?

Usar inteligência artificial no trabalho (e mesmo na vida) se tornará a regra em qualquer contexto do mundo corporativo. Já está se tornando. Em menos de dois anos, usar IA na rotina profissional será como usar internet. A diferença não residirá no simples uso desse “cérebro estendido da humanidade”.

Me espanta que o referido influencer não tenha pensado nisso. Me choca também que a audiência não tenha feito essa reflexão. Afinal, não é preciso bola de cristal para antecipar ubiquidade latente da inteligência artificial nas nossas vidas.

Certo, Gus… Mas então, quem pode vir a roubar meu emprego?

Olha, o risco de perder um posto de trabalho para outrem (seja humano, seja máquina) sempre esteve presente na nossa história. Na maioria das vezes, o risco de ver sua cadeira numa empresa surrupiada por alguém acontece por um infinito de motivos, desde os mais honestos até os mais desonestos.

Entretanto, considerando aquelas substituições que acontecem (honestamente) em virtude de performances melhores, então te direi que quem pode roubar o seu emprego é quem sempre pôde roubar o seu emprego:

Profissionais que carregam consigo o pacote Repertório (vasto, profundo, diverso) + Competências sociais, emocionais, técnicas + Pensamento crítico e criativo + Confiabilidade + Fluência digital (inclusa IA).

Quer se resguardar?

Não desconsidere investir recursos, tempo e aprendizagem em inteligência artificial. Só não saia por aí acreditando no bordão do influencer. Todo mundo que puder, fará o mesmo. E então o seu diferencial terá ido por água abaixo. O que vai te fazer se destacar são suas inteligências humanas. Invista nelas o dobro ou triplo que investir em IA. Te garanto que teu emprego estará seguro.

Gostou do artigo? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia mais

Junte-se a mais de 11.000 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas incríveis para ter sucesso em seus negócios.

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos, insights e dicas práticas diretamente no seu e-mail.
Mantenha-se atualizado e faça seu negócio crescer!