Blog

30 ago 2018

Já ouviu falar em IKIGAI? Se liga então…

Já escrevi a um tempo atrás sobre ele, mas acho que vale a pena fazer quase que um #tbt aqui! Segundo os japoneses, todo mundo possui um ikigai, o que um filósofo francês traduziria como razão de ser. Alguns encontraram seu ikigai e têm consciência dele, outros o carregam dentro de si, mas ainda o procuram.


Leia mais

O ikigai está escondido em nós, e é necessária uma investigação paciente para chegar até o maios profundo de nosso ser e encontra-lo. De acordo com os nativos de Okinawa, a ilha com maior índice de centenários do mundo, o ikigai é a razão pela qual nos levantamos pela manhã. Ele me foi apresentado pelo meu irmão, Gustavo, que utilizava na época, o ikigai para entrevistar pessoas para trabalharem com ele, o que torna mais assertivo na hora de contratar a pessoa certa com o perfil que está procurando. Vale lembrar que não sou expert nas práticas de recrutamento de RH e estou apenas passando um pouco da experiência que tenho com o ikigai.

Saber o propósito de vida não é fácil, responder os questionamentos do Diagrama de Marc Winn não é nada fácil e é muito comum que ao longo do tempo, você reveja algumas respostas, pois como disse no início, muitos carregam o ikigai dentro de si mas ainda o procuram.

Sendo assim, FAÇO UM DESAFIO A VOCÊ! Responda os questionamentos do ikigai pelo diagrama de Marc Winn e tente encontrar o seu!

Marcos Caldas Brito
Sou fundador e sócio da CREARTCODE, uma agencia que há 10 anos trabalha com foco na felicidade dos seus colaboradores.