Blog

11 ago 2021

Impactos do aumento de lojas virtuais

De fato, o comércio eletrônico tomou conta das nossas vidas, não só pela questão da comodidade, mas também pela segurança das pessoas a nossa volta. A importância de se manter fisicamente distante levou os comércios a se adaptarem com urgência para sobreviverem e como era esperado, o número de lojas virtuais disparou.

O que mudou tanto com esse disparo? Algumas das principais consequências nós vemos no próprio dia a dia, quando a compra online é um dos nossos novos hábitos. Já não compramos da mesma forma que antes, os processos estão cada vez mais fáceis, mais rápidos e não é por acaso.

Leia mais

Compradores mais exigentes

Com as lojas oferecendo seus produtos online, temos mais variedade nas escolhas, portanto, mais critérios para tomar as decisões. Diversos aspectos podem fazer um usuário desistir da compra, seja a demora de carregamento, fretes com preços muito altos, falta de informação, pouca segurança, entre outros. A maioria vai fazer com que o usuário desista da compra e procure novamente, em outro lugar.

Relacionamento com o consumidor

O modo como as pessoas vão se sentir enquanto compram, como enxergam os produtos ou se identificam com o propósito das marcas passou a estar totalmente presente no virtual, pois virou parte da relação com o consumidor. Os comércios eletrônicos estão acompanhando as mudanças nestes aspectos quase da mesma forma que fariam fisicamente, assim valorizam seu negócio e criam um diferencial.

Tentativas de fraude

Nosso novo hábito de comprar online não chamou atenção só dos comerciantes, mas também das pessoas mal intencionadas. Mesmo com números altíssimos de tentativas de golpes saindo em pesquisas desde o início da pandemia, as vítimas continuam aumentando. Não podemos esquecer de manter a nossa segurança nas compras online só porque elas se tornaram comuns, é preciso estar atento sempre. Alguns dos sinais mais comuns de se procurar, são selos de confiabilidade, CNPJ da empresa e avaliações de outros compradores.

Essas são apenas algumas mudanças que aconteceram graças ao aumento das lojas virtuais, mas as empresas estão sempre se adaptando e acompanhando ao sinal de novidades. Para quem administra uma loja virtual, vale a pena ficar de olho nas pesquisas e estudos que saírem sobre o assunto para não deixar de se atualizar e entender melhor seus clientes.

Eliza Paoliello
Estudante de Sistemas de Informação, amante de chás e coisinhas naturebas.