Blog

14 jul 2021

Está por dentro do novo meme da internet?

Que o Brasil é o país dos memes e das tretas na internet, ninguém tem dúvidas. A nova treta de umas semanas atrás foi uma briga entre gerações. Mais especificamente entre a geração Z e a geração Y, também conhecida como millennials. Mas afinal, o que é cringe?

Leia mais

Em inglês, “cringe” é um verbo – que significa algo como “encolher-se”, “retrair-se”. A palavra é bastante usada quando alguém se refere a algo que causa medo, desprezo, ou, mais frequentemente, vergonha. De forma prática, uma pessoa pode ser cringe. Uma música pode ser cringe. Uma marca, uma atitude pode ser cringe. “Cringe” é o que é vergonhoso, o que está fora de moda, o que causa desconforto, o que é despropositado ou sem noção.

O que há por trás dessas conversas nas redes sociais é o relativo distanciamento entre os hábitos, costumes e gostos desses dois grupos sociais. Mas o que você precisa se atentar?

Os nativos da Geração Z são comprometidos em causas sociais diversas, incluindo questões de gênero, trabalho e meio ambiente.  Eles acreditam que as pessoas são livres para se expressarem e não devem ficar refém de padrões de comportamento ou estética.

Essa geração quer se relacionar com marcas que tenham um propósito e um discurso muito claro. O humor também tem sido o elemento essencial para as marcas criarem conexões.

O grande desafio é as marcas respeitarem estas diferenças para estabelecer conexões reais e não aparentar “ser cringe” em suas comunicações, principalmente na internet.

Leia mais
Julia Cunha
Atendimento SAP na CREARTCODE