Entenda como construir engajamento na sua empresa.

Talvez estejamos abordando a maior ou uma das maiores dores das organizações no momento. Como engajar times e construir relações internas em que se tenha sensação de pertencimento por parte dos colaboradores, pensamento crítico e “sagacidade” para compreender situações em que a empresa possa melhorar processos ou perceber que “tem dinheiro na mesa” sendo deixado de lado.

Lendo o primeiro parágrafo fica até parecendo um sonho né, ter esse nível de engajamento dos colaboradores, mas na real, porque não? Porque isso parece tão distante de nós?

Claramente não tenho a resposta para todas as perguntas e dores pelas quais passam as organizações, principalmente se tratando de pessoas. É sempre um grande desafio para os setores de gente, fazer com que a empresa tenha colaboradores atentos e engajados.

Mas tenho alguns pontos que podem ajudar e na verdade é tudo parte de uma grande construção de marca, PARA DENTRO DA EMPRESA. Sim, seus colaboradores são os maiores vendedores da sua marca, mas também são os que falam mal dela, caso não estejam satisfeitos. Ah, importante, assim como o cliente NÃO TEM SEMPRE RAZÃO, colaboradores também não. São seus clientes internos sim, mas tudo faz parte de um grande acordo, são as regras do jogo.

  • O colaborador quer entender essas regras. Coisas como:
  • O colaborador sabe o Plano de Carreira que sua empresa pode oferecer?
  • Ele passa por avaliação mensal ou trimestral, de desempenho?
  • Ele entende os quesitos desta avaliação e sabe como atingir as metas para cada um deles?
  • Você fornece treinamento? (De verdade e não aqueles para dizer que tem)
  • Os treinamentos tem ligação com o desempenho e o desenvolvimento dele como pessoa?
  • O colaborador tem reconhecimento pelo trabalho realizado?
  • O tratamento de cata colaborador é de acordo com o desempenho de cada um deles?

Estas são algumas questões que valem a pena você se perguntar para conseguir traçar um plano. Dê as condições para que você tenha pessoas que se sintam pertencentes ao negócio, seja coerente e transparente com as informações que a empresa disponibiliza, tenha espaço para criatividade e sugestões de melhorias.

São coisas assim, que podem ser o começo de um grande relacionamento com um público que é cada vez mais exigente e cada vez mais necessário para transformar uma empresa, em algo grandioso!

Gostou do artigo? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia mais

Junte-se a mais de 11.000 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas incríveis para ter sucesso em seus negócios.

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos, insights e dicas práticas diretamente no seu e-mail.
Mantenha-se atualizado e faça seu negócio crescer!