Blog

24 nov 2021

Engenheiro de software, o que é?

Você viveria hoje sem o seu celular?
Provavelmente você respondeu “Não!”

Já se perguntou o que é Engenharia de Software? certamente você de TI conhece ou já ouviu falar.


Leia mais

Engenharia de Software é um ramo da Ciência da Computação que inclui a estruturação, desenvolvimento e manutenção de softwares, sites e apps.
Dentre os programas desenvolvidos pelo engenheiro de software estão jogos, plataformas digitais para empresas de educação, bancária, médica, entre outros.

Com a constante evolução tecnológica vivida nos últimos anos e nos dias atuais e a grande procura por profissionais de TI a carreira apresenta grande crescimento.

Mas afinal, oque faz um engenheiro de software?

O engenheiro de software cuida de toda a parte técnica e científica dos sistemas, desde o desenvolvimento até a gestão, seja no front-end ou no back-end.

Algumas das atribuições:

Desenvolvimento: Criar jogos e softwares para computadores, videogames e smartphones. Responsável pela parte estrutural da arquitetura de software e pelo controle de qualidade garantindo eficiência.

Gerencia de Projetos: Fazem parte do escopo de um bom engenheiro de software a gestão e liderança para poder acompanhar o projeto em todas as suas etapas, seja na primeira execução até a entrega final.

Desenvolvimento de soluções

Fluente em uma linguagem de programação

Estar antenado às novidades tecnológicas

Como me torno um engenheiro de software?

A maneira de se tornar um engenheiro ou uma engenheira de software é o bacharelado em Engenharia de Software. Curso que dura cinco anos, onde o estudante aprenderá todos os fundamentos estratégicos sobre a área de programação, aplicações, engenharia e softwares

Luiz Eduardo