Blog

16 dez 2020

Como você está gerindo seu time?

Todo trimestre é o mesmo sentimento de gratidão pelo LINKA, escola coorporativa da CREARTCODE. Talvez por organizar as edições trimestralmente, acredito que esse sentimento é ainda maior.

Nessa última edição do LINKA em 2020, tivemos uma aula sobre o PAPEL DO LÍDER. Aula mais do que fundamental para uma recém gestora de contas cheias de desafios pela frente. Um dos primeiros esclarecimentos que o Gustavo Brito, palestrante da aula, pode dividir é justamente a diferenciação entre “chefe” e “líder”.

Leia mais

Se fizermos uma busca rápida no Google, ou até mesmo relembrarmos aquela aula de “gestão de pessoas” da faculdade, vem em mente a imagem do chefe sendo mais negativa, e o líder sendo uma pessoa mais positiva. Mas você pensa que em pleno 2020 isso ainda faz sentido?

Sinto te dizer que não! As empresas hoje em dia precisam que nós gestores tenhamos a capacidade de ser os DOIS. Para ser ainda mais direta, na visão da empresa, o que faz mais sentido é ser chefe E líder. Já para a sua equipe líder E chefe, nessa ordem.

Você deve estar se perguntando: então qual é a diferença?

Chefe é uma denominação hierárquica, ou seja, é a posição ocupada por quem está no topo de uma pirâmide. Ao chefe, cabe decidir, demandar, controlar e ter acesso. É ele que tem propriedade das tomadas de decisões mais complexas. O chefe tem o negócio na mão.

Já o líder, é uma denominação sintomática. Líder é uma posição transversal, pode ser encontrada em todos os segmentos de uma pirâmide. Ao líder cabe inspirar, servir, desenvolver e colaborar. O líder tem a equipe na mão.

Que nota você daria para a sua gestão de pessoas?

Julia Cunha
Atendimento SAP na CREARTCODE

Deixar Um Comentário