Blog

14 abr 2021

Como surgiu o nome “Java” para a linguagem de programação?

Certamente o Java é uma das linguagens de programação mais conhecidas para os programadores, mas você sabe qual foi a origem desse nome? Não?! Então eu vou te contar.

Em dezembro de 1990, um pequeno grupo de engenheiros da Sun Microsystems intitulados como “Green Team” estava fazendo um estudo sobre a integração de dispositivos eletrônicos com computadores.  Esse pequeno time de 13 pessoas trabalhava na Califórnia com a ideia de criar um produto capaz de integrar tecnologias do dia-a-dia como Televisões e lâmpadas interativas.

Leia mais

Algumas pessoas não sabem, mas o propósito de criação da linguagem Java foi para permitir a comunicação de aparelhos domésticos e computadores, para desenvolver esse projeto o grupo se questionava em qual linguagem de programação iria usar, no inicio a ideia era utilizar a linguagem de programação C++, mas o James Gosling dizia que a linguagem tinha uns problemas em relação à portabilidade e algumas outras características.

Surgiu então a ideia de criar uma linguagem de programação totalmente nova e foi esse o caminho que o time Green Team escolheu, depois de várias tentativas de escolher um nome James Gosling decidiu chamar a linguagem de “OAK” que significa “Carvalho” em inglês. Segundo ele a ideia surgiu porque ele queria homenagear a árvore que ficava de frente ao seu escritório.

Agora com a linguagem “OAK” já definida o grupo ficou meses programando para finalização de seu projeto.  A primeira ideia do grupo foi criar um controle remoto que pudesse integrar com diversos dispositivos eletrônicos, e foi daí que surgiu o chamado “Star Seven” que só no dia 3 de Setembro de 1992 que foi demostrado pela primeira vez.

O hardware possui uma interface com LCD colorida de 5 polegadas e entradas via touch Scream e até hoje você de consegue encontrar um vídeo do próprio James fazendo a apresentação da interface do dispositivo para o público. (link) O aparelho tinha até um mascote que era como se fosse um assistente do usuário e o seu nome era Duke que é encontrado até hoje como um dos símbolos principais da linguagem Java.

Com o projeto Star Seven finalizado, o grupo tentou vender seu produto para empresas de Tv a cabo, mas infelizmente não conseguiram a aceitação necessária das empresas, porém mesmo assim o projeto foi muito importante para história da programação.

Depois de um tempo surgiu um novo problema para o grupo, eles descobriram que o nome OAK já era registrado e não podia ser usado para a linguagem de programação, a equipe então resolveu fazer um brainstorm com ideias para um novo nome da linguagem, mediante a tantas ideias o James Gosling cita que um dos desenvolvedores  gritou: “- Pensem no que deixem vocês empolgados “, e nesse momento pensando em um dos  combustíveis  oficiais  dos programadores  alguém pensou no café e gritou “- JAVAAA”.

Em inglês “Java” é um nome comum dado para café, oriundo da ilha de Java na Indonésia, um lugar muito popular pelo plantio de grãos de alta qualidade, e foi assim que surgiu o nome Java na linguagem de programação.

Jhonatan Marques
Carioca, 21 anos, Estagiário de TI na Creartcode e graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Apaixonado pelo Flamengo, jogos e de aprender novas tecnologias.