Blog

22 ago 2018

Como fortalecer a marca do seu negócio?

O maior tesouro que um empreendedor pode ter é a sua marca. Ela se desenvolve por cada ação, pessoa ou negócio e vai ganhando vida de acordo com o contato da empresa com seu consumidor. Para a marca poder gerar identificação, diferenciação, personalidade e valor, tudo deve ser gerenciado de forma inteligente. Bons exemplos disso são a Apple e o Mc Donald’s, pois basta olharmos para uma simples maçã ou um “M” amarelo, que rapidamente identificamos a marca. Coisas que envolvam hambúrguers, crianças,  fast-food, logo associamos ao Mc Donald’s, isso porque essas associações formam a imagem da marca.

Leia mais
Então, um dos principais pontos para fortalecer seu negócio é o propósito, mas você pode estar aí se perguntando: “Por que precisaria de um propósito se as empresas já possuem missão, visão e valores?’. Um propósito é um modo único no qual a sua marca fará uma diferença no mundo, ele tem que ser um motivo de se orgulhar e acreditar que o seu trabalho terá um impacto em algum lugar, e então contratar pessoas que compartilhem desse mesmo propósito.

E o seu diferencial? Cadê? Por que optar por comprar na sua loja e não da concorrente? Respostas como preço baixo e um prazo de entrega rápido podem ser uma boa resposta, mas não é somente essa a questão. O que você realmente tem de diferente?

É fundamental também avaliar o cenário em que a sua marca está inserida, como os concorrentes, os clientes, pensar em como eles se comunicam, destacar seus pontos fortes e fracos, e perceber que a sua marca vai muito além do que uma logo ou nome da empresa, a identidade depende de muitos aspectos para que a sua marca seja identificada pelos consumidores.
Como por exemplo a Saraiva e Americanas.com, que você facilmente associou essas empresas a uma cor específica e toda a composição da loja veio a sua mente, isso porque há uma Identidade visual criada para elas.
Segundo o escritor José Roberto Martins, todas as marcas importantes e mais conhecidas, obtêm sete elementos fundamentais: Identidade, Nome, Desenho, Proteção Legal, Comunicação, Reputação e Gerenciamento.

A marca Coca-cola é um exemplo, hoje ela é muito importante, e percebemos que não foi reconhecida pelos consumidores somente pelo dinheiro que possuem, mas por um ótimo gerenciamento da sua marca.
Então pense em uma marca e analise se ela possui esses setes elementos. Se sim, com certeza é uma marca bastante reconhecida.

Fernanda Loureiro
Carioca, 21 anos e estudante de Sistemas de informação. Passa a maior parte do tempo lendo e leva a vida sem medo de ser feliz.