Blog

05 maio 2021

Como as pessoas estão consumindo conteúdo na pandemia?

A pandemia do coronavírus trouxe, além de muitas incertezas, um grande impacto no mercado de produtos de consumo em todo o mundo, provocando também uma mudança de hábito nos consumidores, que estão cada vez mais cautelosos durante as compras. É muito fácil também, perceber o aumento do uso de redes sociais, mais tempo gasto em convívio com a família, e maior preocupação com a saúde mental.

Já sabemos que com o isolamento social, as compras online cresceram de forma expressiva. Isso fez com que as pessoas passassem a preferir a comodidade e a facilidade de comprar em casa, buscando até novas ferramentas como o WhatsApp. Outra esfera que deve-se analisar, é que muitos costumes foram repensados e atribuídos novos valores que se firmarão no pós pandemia.

Leia mais

A sociedade está desenvolvendo hábitos com um olhar mais atento para casa, pequenas celebrações, introdução de hábitos saudáveis e novos hobbies, com mais redes sociais baixadas. Ou seja, o comportamento do consumidor não é mais o mesmo, e as empresas se adaptarão para manterem-se visíveis.

Todo o comércio foi afetado, uma vez que o público não quer e não pode mais comprar da mesma forma, então as empresas precisam se reinventar, visando atingir as novas exigências. Os consumidores estão observando algo que chamamos de “Comunicação Institucional”. É um ponto ainda não adotado por muitas empresas, que pode de fato, se tornar um diferencial. Divulgar apenas produtos e serviços, mesmo sendo eles de ótima qualidade, não é o suficiente. Ter um bom atendimento, um slogan chamativo, não é o suficiente. As instituições precisam rever a sua maneira de se comunicar e se relacionar com os seus clientes.

Um dos grandes diferenciais de uma organização é uma comunicação mais transparente com os consumidores, mostrando que a empresa não visa somente os lucros, mas que se preocupa com o seu cliente. Olhar com mais carinho para o mundo, se preocupar com a sua experiência para criar um relacionamento de lealdade, é algo fundamental. Sendo assim, é importante fazer com que os cliente acreditem e entendam o seu propósito, e além disso, eles precisam se encantar pela empresa, se identificando com a imagem passada por ela.

Sua empresa está se adaptando às exigências do novo consumidor?

Bruna Amim
24 anos e formada em Publicidade e Propaganda. Ama música, filmes, séries e aglomerações.