Blog

15 set 2021

As 3 vertentes do Universo Digital

O universo do design digital é composto principalmente por três vertentes,  três áreas, que é focada em cada etapa desse ciclo.

Essas três vertentes são :

– A experiência do usuário (UX)
– A arquitetura da informação (AI)
– Interface do usuário (UI)

Leia mais

UX : A experiência do usuário é nada mais, nada menos do que a vertente que estuda o sentimento desse usuário, quais são os problemas que esse usuário lida no dia-dia, quais são as dores dele, qual seria o produto deixaria o usuário satisfeito, qual seria o produto que iria resolver os problemas desse usuário. Então profissional de UX, ele é muito focado em entender esse usuário, ele tem que ter uma empatia muito grande, e sempre se colocar no lugar do desse usuário. Para entender o usuário é necessário fazer algumas pesquisas, conversar com ele, perguntar coisas como: “Quais são os seus problemas”, “O que acha dessa funcionalidade?”, “Como você acha que poderíamos solucionar esse problema que você tem diariamente?”. Logo após que você já tiver coletado o feedback , então aí, você já pode começar a desenhar essa tela e antes de implementar, testar com o usuário, para ver se está funcionando.

AI:  O profissional de AI começa a pegar todas as pesquisas feita pelo profissional de UX no caso, as dores do usuário e os problemas que ele enfrente dia-a-dia, as funcionalidades que podem resolver esse problema. Em seguida, ele pega um papel e começa a rascunhar como seria essa funcionalidade. Em seguida, vai montar uma maneira de fazer com que suas pesquisas e do profissional de UX, se torne em algo palpável e já começa a planejar o fluxo.

Um exemplo de fluxo seria: “Usuário tem que entrar, pesquisar, chegar no produto, comprar, fazer a compra com o cartão de crédito e finalizar a compra”, então, pensar nesse fluxo é de toda responsabilidade do profissional de AI.

UI: O profissional de UI, pega todas as informações que foram levantadas pelo profissional de UX e AI com wireframes e começa a dar uma visualização fina. Ele vai definir as cores, tipografia, modelos de botões, trocar onde tiver imagens genéricas por imagens reais. Então esse tipo de profissional é muito focado em trazer o visual para o usuário, trazer uma cara nova para a interface que está sendo desenvolvida.