Blog

21 abr 2021

A diferença abre porta nas empresas

O capital mais importante para o funcionamento de uma empresa é o humano, sem funcionários qualificados e satisfeitos com o seu trabalho, a gestão não consegue fluir em busca de resultados. Esta mentalidade vem sendo incorporada nas últimas décadas pelo RH com a criação de ações que mostram a preocupação com o colaborador, seja com sua saúde mental, diversidade e felicidade no seu dia a dia.

Leia mais

Uma medida relevante adotada são os programas de inclusão, onde os espaços ocupados por pessoas negras, trans e com deficiência passaram a ser garantidos e cuidados para que a diversidade esteja presente nas corporações. Mas acima disso, as minorias têm mais voz e espaço dentro das empresas nos últimos anos, aumentando os debates e transformações de dentro para fora. Uma empresa que não cuida de quem está nela está ficando para trás. Muito se é falado sobre vestir a camisa da empresa, mas este é o momento da empresa também vestir a camisa do colaborador.

Uma mudança significativa é a passagem do termo fit cultural para cultural add. De acordo com a Harvard Business Review, fit ou adequação cultural é a probabilidade de que alguém reflita e / ou seja capaz de se adaptar às principais crenças, atitudes e comportamentos que compõem sua organização. Já de acordo com a Lars, Cultural Add é a probabilidade de que alguém não apenas reflita os valores e a ética profissional da empresa, mas também traga um aspecto de diversas opiniões, experiências e habilidades especializadas que valorizam não apenas a equipe, mas a cultura geral da empresa. Então, fiquem de olho, porque a necessidade da diversidade é latente.

Mas quais são os benefícios de formar um time diverso? Nós listamos alguns pontos para te mostrar que esse é o caminho para sua empresa.

Aumento da oferta de oportunidades. Nós sabemos que muitas minorias são esquecidas e não tem as mesmas oportunidades no mundo corporativo. Então, porque não abrir portas para as pessoas, independente do seu gênero, raça, orientação sexual e sim por suas habilidades e capacidade de crescimento?

Melhoria na imagem da sua empresa. Empresas que contratam e valorizam profissionais diversos são melhores vistas pela sociedade e futuros colaboradores. Isso aumenta a vantagem competitiva na hora de contratar um funcionário e mostra para o consumidor que a marca se importa com as pessoas.

Aumento da criatividade organizacional. Pessoas diferentes pensam de uma forma diferente, então quanto mais diverso for um time, mais ideias inovadoras tendem a surgir. Ideias, ainda, que, provavelmente, não terão cunho preconceituoso, podendo sujar a imagem da marca, devido cada colaborar ser e ter vivências distintas.

Desenvolvimento de lideranças. Hoje em dia não é mais incomum ter uma mulher como CEO de uma empresa como antigamente. Ter lideranças com outros olhares permite o negócio crescer e alcançar melhores resultados.

Retenção de talentos. Ninguém gosta de permanecer onde não é bem-vindo, por isso uma cultura organizacional que não cultiva a diversidade perde muitos talentos para a concorrência.

Por isso, sua empresa deve investir cada vez mais em contratar pessoas diversas. O mundo mudou e todos devemos ter as mesmas oportunidades para crescer quanto pessoas e profissionais. A diferença abre portas para as empresas, tanto para ter os melhores colaboradores quanto para obter os melhores resultados financeiros.

Maria Eduarda Amaral