Blog

14 out 2021

6 pilares do Marketing Viral

Marketing Viral são ações promovidas por uma empresa, que possuem como objetivo, a viralização de um conteúdo. Quanto mais pessoas falarem sobre o seu negócio, ou seja, utilizarem a divulgação boca a boca, maior será a visibilidade de uma marca, produto ou serviço.

O Marketing Viral contém 6 pilares principais:


Leia mais

 

  1. Moeda Social

É a ação de compartilhar algo, visando proporcionar uma boa percepção perante os outros. Esse pilar está relacionado ao ato de divulgar um conteúdo que possua valor dentro de um grupo social específico, ou seja, que gere um tipo de status.

2. Gatilhos

Está relacionado ao fato de lembrarmos ou pensarmos em algo, a partir de um estímulo. Quando isso acontece, aumentam-se as chances de comentarmos com as outras pessoas.

Ao falarmos de gatilhos, é importante citar o “Top Of Mind”. Esse termo é utilizado para qualificar as marcas que são mais populares nas mentes dos consumidores. Quanto mais lembrarmos de algo, de forma positiva, maior será o nosso “Top of Mind”.

3. Emoção

O compartilhamento de emoções funciona como uma cola social. As pessoas, geralmente, compartilham conteúdos que as atingem emocionalmente. Os indivíduos se aproximam de pessoas que possuem interesses semelhantes aos seus.

Cola social pode ser classificada como conexões emocionais com as pessoas que recebem aquele tipo de conteúdo compartilhado.

4. Público

As pessoas tendem a agir segundo o grupo social que estão inseridas. Um dos objetivos do profissional de Marketing, é fazer com que as pessoas falem sobre a sua marca ou produto. Quando algo se torna público, aumenta as chances de atingir novas pessoas, e influenciá-las.

5. Valor Prático

É o compartilhamento de informações práticas, que podem ajudar terceiros. Esse pilar está diretamente relacionado com a economia de tempo e dinheiro. Quando compartilhamos algo que pode ajudar alguém, estamos fortalecendo os laços da cola social, ou seja, conexões reais.

O Valor Prático é uma espécie de “corrente do bem”, já que repassamos experiências positivas, relacionadas às marcas que utilizamos.

6. Histórias

As pessoas não compartilham apenas informações, mas sim as histórias por trás delas, transmitindo assim uma lição ou moral. Neste pilar, entende-se que as pessoas não guardam informações ou nomes, mas nunca se esquecem de uma boa história.

É importante lembrar que uma boa história precisa ter começo, meio e fim. Se uma história prende a atenção do indivíduo no começo, as oportunidades de reter um cliente são maiores.

 

Julia Pinho