Blog

13 jan 2021

3 tendências de comunicação para 2021

O ano de 2020 foi um dos anos mais loucos que já passamos. Se pararmos para pensar em um ano de transformação, podemos dizer que foi o ano passado. Isso vale também para a comunicação! Vamos fazer uma análise: quando a sua empresa teve que se adaptar para o home office, qual foi a sua reação?

Leia mais

Precisamos pegar todas as nossas dores levantadas e transformar 2021 em um ano cheio de novidades e ferramentas para melhorar ainda mais a nossa comunicação.

O que podemos esperar da comunicação para esse ano?

1- Vídeos curtos:
A quarentena fez com que surgisse uma nova demanda por audiovisual. E esse tipo de conteúdo já vem crescendo há algum tempo por conta do TikTok. Outras redes sociais estão embarcando nessa ideia, por exemplo, o Instagram que habilitou o Reels, e o YouTube, criando os Shorts, uma funcionalidade para vídeos de até 15 segundos que são produzidos e consumidos em smartphones.

Mas como as empresas estão utilizando? Um case bem legal é da Nestlé, que realizou um processo seletivo dentro do TikTok. Outra companhia foi a Disney. Ela adotou o aplicativo para a divulgação do live-action de “Aladdin”. A estratégia da gigante americana consistiu em contratar influenciadores para comentarem sobre o tema.

Precisamos que as empresas se tornem produtores de conteúdo para que possam gerar vídeos educativos e interativos sobre assuntos que convenham a ela e ao seu público alvo.

2- Humanização:
A pandemia fez com que a gente passasse a valorizar ainda mais o contato e o sentimento de acolhimento. E para as empresas é a mesma coisa, as pessoas gostam de saber quem está por trás daquela marca.

Uma pesquisa realizada pela Reatail Dive diz que 61% dos clientes afirmam que receber um atendimento personalizado, seja por e-mail, chat ou mídias sociais, é importante para eles.

As pessoas precisam se sentir valorizadas e ouvidas. Em consequência, tendem a criar laços mais fortes com a empresa. Mas como conseguir essa sonhada humanização? Um pouco do processo é saber transmitir a essência da sua empresa atráves de storytelling e engajamento com o público, sempre alinhando os valores da empresa.

3- Eventos virtuais e transmissões ao vivo:
Lives é o que mais tivemos em 2020. O principal motivo é devido ao distanciamento social, que fez com que todos os eventos se adaptassem para o online.

Para 2021, iremos manter firme esse ritmo por dois motivos: a sociedade já se acostumou, e um fator bem importante é o custo para as organizações.

A chefe de marketing de produto global da IBM Watson Media, Stacy Nawrocki, levantou uma questão importante. Segundo ela, “a tecnologia de streaming de vídeo não apenas permite que as empresas alcancem públicos mais amplos, mas também os encontra onde estão, em várias plataformas e dispositivos”.

Não quero dizer que as transmissões online irão susbtituir os eventos presenciais, mas nada impede que aconteça uma sincronia entre o modelo presencial e virtual.

A maioria das tendências para 2021 pode não ser uma surpresa para você, mas com toda certeza essas ações ganharam uma nova perspectiva depois da pandemia.

O que quero deixar de dica com base nessas tendências acima são: precisamos humanizar o atendimento e o conteúdo que são entregues para os nossos clientes, além de facilitar e aprimorar a experiência do usuário. Afinal, os consumidores adquiriram novas necessidades e passaram a valorizar novos aspectos que antes não eram tão priorizados.

Julia Cunha
Atendimento SAP na CREARTCODE